Sobre a Copel
Serviços
Produtos e Promoções
Agendar serviço
Artigos e Notícias
Orçamento
Fale Conosco
 
Revisão de filtros - Essencial ante de viajar
Data da Postagem: 02/01/2011
 

Revisão dos filtros automotivos é essencial para as viagens de férias
 


Para um viagem segura e tranqüila no final do ano, o mecânico deve sempre recomendar a seu cliente a verificação dos filtros do ar, do óleo, do combustível e da cabine. A manutenção preventiva desses itens garante um consumo adequado de combustível e evita o desgaste prematuro de peças, de acordo com as recomendações da Mann-Filter.
 
Um filtro do ar saturado – ou em fim de vida útil - pode provocar entupimentos, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível em até 20%. Dependendo da gravidade do caso, impurezas podem entrar no propulsor e atingir pistões, anéis e bielas. “Um filtro do ar fora das especificações pode afetar a performance do veículo, que perde potência nas retomadas de velocidade”, alerta o engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da Mann+Hummel, André Gonçalves.
 
O filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. Quando não é trocado, o óleo recém-colocado no carter tem sua durabilidade reduzida em até 30%, devido à contaminação com o lubrificante velho que permanece dentro do filtro e nas galerias do bloco do motor, que não são esvaziadas quando o filtro do óleo não é substituído na manutenção. “O lubrificante com excesso de impurezas e utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante pode causar borra no motor e até mesmo fundí-lo”, avisa Gonçalves.
 
O filtro do combustível, quando fora das especificações, pode causar entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Além disso, filtros do combustível entupidos fazem com que o motor comece a puxar mais ar que combustível, acarretando perda de potência.
 
Quanto ao filtro de cabine, sua manutenção preventiva deve ser realizada de acordo com o manual do proprietário do veículo. “Um filtro de cabine de má qualidade, ou até mesmo sua ausência, permite o acúmulo de impurezas no interior do veículo, o que pode causar ou agravar doenças como asma, rinite e bronquite”, comenta Gonçalves. Além de proteger a saúde dos ocupantes, o filtro de cabine protege o sistema de ar-condicionado e evita o acúmulo de partículas no vaporizador.
 
É possível diagnosticar visualmente as condições dos filtros do ar e de cabine, verificando a quantidade de sujeira depositada na superfície. Entretanto, independentemente da aparência da peça, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado. Como os filtros de óleo e combustível quase sempre não podem ser examinados visualmente, o cuidado com o prazo de fábrica deve ser ainda maior.

 

Fonte: revista o mecânico
Publicado em: 21/12/10

 
+ News
« Página Anterior  | 2 de 2 |
Telefax: (75) 3276-2577 | 3276-2195
contato@copelautocenter.com.br
Formulário
Confira nossas promoções e Cadastre
seu email para recebe-las em primeira mão.
Clique aqui
Agende seu serviço através do site
e ganhe desconto.
Agendar
Avalie nosso serviço e ganhe desconto no próximo atendimento.
Avaliar
Segunda a Sexta das 08 às 18h | Sábado das 08 as 13h | Av Evência Brito, Sl 5 Centro - Ribeira do Pombal - BA
2024 © Copel Pneus e Auto Center - Todos os direitos reservados