O Salão Internacional do Automóvel é um evento de grande magnitude e cheio de emoção para o público brasileiro, tão apaixonado por carros. Mexe com a cabeça e com o coração dos mais aficionados, ainda mais com a variedade de atrações tecnológicas trazida pelas montadoras nesse ano, sem falar na seleção de mulheres bonitas que enfeitavam os estandes.
Realizada entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel teve de tudo e mais um pouco: diversos novos modelos, uma bela gama de carros-conceito e muitos outros destaques de deixar os visitantes cheios de desejo.
Começando pelo segmento de compactos, que estava muito bem representado, o público pode ver pela primeira vez o Chevrolet Onix, que vem para substituir o Corsa; os novíssimos Toyota Etios e o Hyundai HB20, em suas várias versões; o Volkswagen Gol 2 portas; a reestilização do Renault Novo Clio; e muito mais. Não tão populares, o Novo Citroën C3 e Peugeot 208 também brilharam no Salão e prometem fazer as ruas das cidades muito mais bonitas.
Interatividade foi a palavra de ordem no Salão 2012. Em quase todos os estandes, o público podia interagir e conhecer mais sobre os modelos por meio de totens equipados com tablets. Além disso, tiveram shows musicais, performances, transmissões ao vivo de rádios, etc.
Faltou a representação oficial da Ferrari e Maserati, ainda que dois modelos estivessem em exposição no estande da Fiat. Essa lacuna foi preenchida pelos esportivos da Audi R8 GT Spyder; BMW 650i Gran Coupé, Porsche 911 Carrera 4S, Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca e os compactos premium da Mercedes-Benz, que apresentou o novo Classe B em duas versões: B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport.
No estande da Chevrolet, além do Onix, outro modelo totalmente novo chamou a atenção dos visitantes: a Nova TrailBlazer, derivada da S10, mas com suas próprias peculiaridades. A Chevrolet levou ao Salão uma série de shows com cantores pra lá de famosos, como Toni Garrido, Ana Carolina, Maria Gadu, entre outros.
Muita esportividade no estande da Citroën, com a apresentação da linha de esportivos DS, composta pelos modelos DS3, DS4 e DS5. Mas quem chamou a atenção dos visitantes foi o carro-conceito Citroën Survolt, um superesportivo híbrido de dois motores elétricos, que desenvolvem juntos a potência de 300 cv.
No espaço da Fiat, a vedete foi o 500 Cabrio, a versão conversível do compacto, que começará a ser vendida imediatamente após o Salão, e as versões limitadas dos modelos já existentes, como o Linea e o Grand Siena Sublime. Dois sedãs renovados foram os destaques da Ford: o novo New Fiesta Sedan reestilizado e o Novo Fusion, ambos com a nova identidade visual da marca.
No estande da Honda, foi mostrado com exclusividade o Fit Twist, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. A coreana Hyundai deu ênfase ao seu grande lançamento de 2012: o HB20, inclusive na versão Cross. As novidades importadas ficaram por conta da motorização Flex dos modelos i30 Flex, Tucson e Elantra.
A divisão de luxo da Toyota, a Lexus, se instalou oficialmente no Brasil em 2012 e levou ao Salão o superesportivo LFA. A Mini apresentou mais um desdobramento da plataforma de seu compacto, o Paceman, modelo que a marca define como um "Sport Activity Coupé". Já a Mitsubishi expôs com destaque para o lançamento do Lancer GT AWD.
No estande da Nissan, a atração foi o conceito Extrem, projetado e criado especialmente para o mercado brasileiro. Além do 208, a Peugeot lançou também o hatchback médio 308 Feline THP, equipado com o já amplamente conhecido motor 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a BMW.
Na Renault, o destaque foi mesmo o Novo Clio, já com a identidade visual da marca, mas outras preciosidades chamara a atenção, como o Fluence GT e o conceito do Duster, veículo bastante futurista. Famosa pelo visual polêmico de seus modelos, a coreana SsangYong mostrou a renovada picape Actyon Sports, que tem sua carroceria assinada pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro.
A Subaru exibiu seu esportivo BRZ, projetado em conjunto com a Toyota, e os lançamentos crossover Subaru XV 2.0i-S e o novo Impreza Sedan 2.0i-S. O estande da Suzuki exaltou o início da produção do jipe Jimmy no Brasil, a partir do final deste ano. A marca ainda expôs modelos como o Grand Vitara e SX4, com novos equipamentos de série.
Se o Toyota Etios é a solução da marca japonesa na categoria de compactos, o híbrido Prius ganhou o estande por ser o mais ecológico e agora com a cara renovada. A Volkswagen apresentou em seu estande dois lançamentos que trazem memórias a muita gente: a nova versão do Gol com 2 portas, com design levemente mais esportivo, e o Fusca, nome que a VW adotou para o novo Beetle no Brasil. A surpresa do estande fica por conta do pequeno SUV Taigun, conceito montado na mesma plataforma do compacto UP!.
Com esse leque de opções, umas já no mercado e outras ainda com data indefinida, o Salão do Automóvel trouxe um gostinho bom do que a indústria automobilística está preparando para o motorista brasileiro. Qualquer que seja o segmento, uma coisa é certa, valeu a pena conferir o Salão, nem que tenha sido para ficar com muita água na boca.
|